sábado, 29 de junho de 2013

Quadrilha Flor do Sertão é Favorita Para Vencer Ita Junino

FOTO: ANTONIO CARLOS ALVES
Itatira. Este município, distante 126 quilômetros de Fortaleza, será sede da 8ª edição do Ita Junino, um festival de quadrilhas que já virou tradição no Sertão Central e que acontece entre os dias 29 de junho e 1º de julho.
Criado em 2006, o evento é considerado o maior dos Sertões de Canindé, porque reúne 45 mil pessoas. Mais de o dobro da população do município de Itatira, que, de acordo com o Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), é superior a 18 mil habitantes. Segundo o coordenador do Ita Junino, Janair Soares, quadrilhas estão inscritas para o festival, sendo que uma delas vem do estado do Rio Grande do Norte.


Consolidação
A festa faz parte do calendário de eventos que a cidade realiza anualmente. "Somos filiados à Federação das Quadrilhas Juninas do Estado do Ceará e toda a comissão julgadora é de responsabilidade da Fequajuce´´, explica Janair Soares.
Para este ano, mais de seis mil reais serão distribuídos entre os ganhadores. Os recursos vêm do Governo do Estado, Prefeitura e iniciativa privada. Na visão do prefeito da cidade Antônio Almir, o Ita Junino movimenta durante três dias cerca de R$ 300 mil reais na cidade.
"Recebemos visitantes de várias regiões do Ceará e com isso ganham os donos de hotéis, pousadas, restaurantes, postos de combustíveis, comércios de bebidas, donos de casas que alugam para quem visita a terra da banana", explica o prefeito, que colocou à disposição da população carros saindo de todas as localidades da zona rural. O Ita Junino será realizado na Praça Trajano Honorato em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo todas as noites, às 20h.

Favoritismo
Uma das quadrilhas que desponta como forte candidata ao título é a "Flor do Sertão", de Cláudio Barreto, que vai tentar o bicampeonato. "O festival de Itatira tem essa grande participação por conta da credibilidade que seus organizadores conseguiram formar ao longo dos anos. Vamos tentar mais uma vez o título", afirma Cláudio Barreto, que se apresenta no Quadrilhódromo, na segunda-feira, dia 1º de julho.
O município se prepara ainda para a festa da padroeira Nossa Senhora do Carmo no distrito de Lagoa do Mato, que começa no dia 6 de julho, com uma carreata com a imagem da santa saindo da localidade de Barro Vermelho até a entrada da sede. Após o hasteamento das bandeiras, acontece missa solene presidida por dom Ângelo Pignoli da Diocese de Quixadá. A programação religiosa se estende até o dia 16 de julho. Dentro do calendário no dia 13 de julho acontece a tradicional Missa do Vaqueiro.

Antônio Carlos Alves
Colaborador
Fonte: Diário do Nordeste

0 comentários :

Postar um comentário

  © Blog do Gustavo Justa - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo