segunda-feira, 1 de julho de 2013

Mapa Cultural Vai Revelar Novos Valores de Canindé.

Fotos: Antônio Carlos Alves
Para descobrir novos valores na cultura, a Fundação de Cultura e Esporte está realizando o Mapeamento Cultural do Município. Para o secretário Jander Silva, a ideia da iniciativa, surge como uma possibilidade técnica de levantar informações completas sobre a cultura, para avaliar a experiência acumulada e as possibilidades de negócios que ainda podem ser desenvolvidos na área da Economia Criativa da localidade.
O levantamento busca disponibilizar dados referentes às práticas, espaços, eventos, festas e, especialmente, novos talentos, como Marina da Silva, na dança, o artista Eriwagner Germano, que toca numa bateria artesanal, o cordelista Nartan Marreteiro, o vaqueiro símbolo do Sertão, Reginaldo Farias, e o violeiro Zezinho de Oliveira. Todos fazem parte do Mapeamento Cultural do Município, realizado pela Secretaria de Cultura de Canindé. Consiste num cadastro minucioso da situação e das possibilidades do desenvolvimento da economia criativa na cidade ou na região, considerando os empreendimentos e iniciativas associativas e individuais e as oportunidades de negócios existentes e seus potenciais.
Com isso, a iniciativa avalia as possibilidades de geração de renda e empregos, bem como as necessidades que limitam o crescimento de associações, cooperativas culturais, negócios pessoais e familiares, além de micro e pequenos negócios
"Além de entender e mapear atores, saberes e fazeres, o mapeamento avalia as possibilidades de geração de renda e empregos, bem como as necessidades que limitam o crescimento de associações, cooperativas culturais, negócios pessoais e familiares, micro e pequenas empresas´´, explica o secretário. Com isso, oferece, também, sugestões de alternativas para maximizar as ações de instituições públicas e privadas, que atuam ou pretendam atuar na região.
O Mapeamento Cultural realiza um levantamento minucioso da situação e das possibilidades do desenvolvimento da Economia Criativa na cidade ou na região, considerando os empreendimentos e iniciativas associativas e individuais e as oportunidades de negócios existentes bem como os seus potenciais.

Detectar
"O trabalho é importante para detectar e entender quem são os atores e quais são os saberes e fazeres em todo o universo cultural da localidade. É feita uma avaliação das possibilidades de geração de renda, empregos, negócios pessoais e familiares e micro e pequenas empresas, assim como dos produtos culturais que representam a expressão local e que possam ser valorizados como identidade positiva de cada localidade, além da possibilidade de geração de produtos a partir do acervo existente nas instituições culturais de cada região´´, diz Jander Silva.
O mapeamento sugere alternativas para aumentar a interação entre a população e a produção cultural e indica alternativas para maximizar as ações de instituições públicas e privadas, que atuam ou pretendam atuar na cidade ou na região.
Todas as informações coletadas pelo Mapeamento Cultural são disponibilizadas em um sistema de banco de dados, que permite consultas na internet. Esses dados mapeados, fotografias, vídeos, depoimentos e mapas facilitam o acesso aos artistas, artesãos, instituições públicas e privadas e aos acervos existentes na cidade, aumentando as possibilidades de comunicação e consumo da Economia da Cultura.
Magno Calixto, mapeador do Município de Canindé, explica que o Mapeamento Cultural é um cadastro de manifestações culturais diversas, que integra o Sistema de Informação e Indicadores Culturais de Canindé no sistema de Bibliotecas e dados de Mapeamento Cultural) compartilhado entre a Federação, Estado e Município de ampla base de dados culturais. Todo ato de manifestação que atraí a sociedade é ideia de cultura.
"Esse sistema é alimentado com os dados coletados pela Secretaria de Cultura, através da Fundação e Cultura e Esporte´´, frisa Magno Calixto.
Estes indicadores culturais encontram-se registrados em fichas arquivadas na Secretaria Atualmente, a Secretaria tem mapeado cerca de 1.000 manifestações no município, sendo elas enquadradas nos segmentos, dentre outros, patrimônio Imaterial (celebrações, ofícios e saberes, cultura popular, cultura afro-brasileira, lugares, cultura indígena, comunidades quilombolas, patrimônio vivo e mestres dos saberes); artes cênicas (circo, dança e teatro): música (erudita, instrumental e popular); artes Visuais (artes plásticas, artes gráficas, fotografia e galerias de arte); patrimônio material (mapas, bens móveis, arquitetônico urbanístico, pró-memória e museu (espaços culturais).

Levantamento
"Este levantamento busca disponibilizar dados referentes às práticas, espaços, eventos, festas, manifestações, institucionalizados ou não, de grupos e artistas do Município de Canindé, da zona urbana ou rural, numa amostragem dinâmica das realidades materiais e simbólicas que constituem os fazeres culturais das localidades mapeadas´´, enfatiza o Secretário Jander Silva.
"Consta também como objetivo deste mapeamento inserir os dados e indicadores culturais na base de dados de Sistema Nacional de Indicadores e Informações Culturais (Sniic), promovendo a democracia cultural mediante a divulgação de informação da produção artística local, numa ação de registro da diversidade de expressões em um Sistema de Informação Consolidado entre Federação, Estado e Município´´, explica o assessor técnico Ramom Francesco.

Benefícios
Com o Sistema de Informação e Indicadores Culturais será possível também obter um panorama quantitativo das artes e artistas das diversas localidades, saber quem são os atores socioculturais, o que é produzido longe dos centros urbanos, além de fornecer informações importantes para a compreensão da diversidade das manifestações culturais que interagem nos distritos, vilas e lugarejos do município.
O conteúdo também poderá ser utilizado pelos gestores culturais para orientar planos, decisões e os caminhos possíveis das práticas culturais locais e regionais. Além disso, este tipo de projeto é uma boa ferramenta para detectar demandas explícitas e desconhecidas da região, servindo ainda como instrumental técnico a serviço das comunidades locais. Como resultado espera-se que esses Indicadores Culturais possam ser utilizados pela população, pelo turismo cultural, pelos produtores e agentes culturais, para pesquisas escolares e como material referência para t gestores da cultura.

Mais informações:
Escola de Segundo Tempo José Freire de Freitas
Praça Dr. Aramis S/N - Centro de Canindé
Telefone: (85)3343.1302

ANTÔNIO CARLOS ALVES
COLABORADOR
Fonte: Diário do Nordeste

0 comentários :

Postar um comentário

  © Blog do Gustavo Justa - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo