terça-feira, 10 de setembro de 2013

Foto: Paróquia: Igreja da Mãe das Dores em Canindé está em Festa.

De 05 a 15 de setembro está sendo realizada a Festa de Nossa Senhora das Dores em Canindé, refletindo o tema: “Nossa Senhora das Dores: fé e fidelidade”.

Maria é a mãe presente e amorosa nas diversas situações de dor na vida de seus filhos. O novenário é celebrado às 19h, na Igreja do coração povo de Canindé; a Igreja das Dores.

A Paróquia-Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé, convida todo o povo de Deus a participar dos festejos alusivos a Nossa Senhora das Dores. É um momento de profunda reflexão e importância para a comunidade. Venha participar conosco deste momento de oração, partilha e fé.

Confira a Programação do Novenário a Nossa Mãe das Dores:

Dia 05/09 (quinta-feira) – Abertura da Festa, às 19h, com hasteamento da bandeira e celebração Eucarística

Celebrante: Frei João Amilton, Ofm. Animador: Cirano Allyson. Grupo de Cânticos: Mãe das Graças

Dia 06/09 (sexta-feira) – MISSA TRANSMITIDA PELA REDE VIDA DE TELEVISÃO, ÀS 19H, NA BASÍLICA DE SÃO FRANCISCO.

Dia 07/09 (sábado) – 1ª Noite da Novena, com Celebração Eucarística

Texto: Profecia de Simeão a respeito da Paixão de Jesus. Animador: Clovis. Evangelho: do dia. Celebrante: Frei José Domingos. Grupo de Cânticos: Marianos e Mães Cristãs. Convidados: Pastoral Social, Pastoral da Criança

Dia 08/09 (Domingo) – 2ª Noite da Novena, com Celebração Eucarística

Texto: A fuga para o Egito. Animador: Valdécio Coelho. Evangelho: do dia. Celebrante: Frei João Sannig. Grupo de Cânticos: Coração de Jesus. Convidados: Área V – Palestina, Alto Guaramiranga, Alto do Moinho, Santa Terezinha, e Pastoral do Batismo.

Dia 09/09 (segunda-feira) – 3ª Noite da Novena

Texto: Perda do Menino Jesus no templo. Animador: Clovis. Reflexão: Frei Denys. Evangelho: Lc 2, 41-52. Grupo de Cânticos: Cantorinhas do Shalom. Convidados: Área II – Imaculada Conceição, Riacho São Francisco, Santa Clara, Santa Luzia e Pastoral do Dízimo.

Dia 10/10 (terça-feira) – 4ª Noite da Novena

Texto: Encontro com Jesus carreando a cruz a caminho do calvário. Animador: Cirano Allyson. Evangelho: do dia. Reflexão: Frei Pedro Júnior. Grupo de Cânticos: Santa Terezinha. Convidados: Área IV – Cachoeira da Pasta, Monte, João Paulo II, São Mateus e Comissão Paroquial da Juventude.

Dia 11/09 (quarta-feira) – 5ª Noite da Novena

Texto: alegria em receber de Jesus, no calvário, São João como filho. Animador: Fátima Cruz. Evangelho: Jo 19, 25-27. Reflexão: Clealdo. Grupo de Cânticos: Santa Clara. Convidados: OFS, Jufra, SMIC, MESC, Vicentinos, Mães Cristãs e Terço da Misericórdia.

Dia 12/09 (quinta-feira) – 6ª Noite da Novena

Texto: Agonia e morte de Jesus na cruz. Animador: Hélia. Evangelho: Lc 24, 44-49. Reflexão: Pádua. Grupo de Cânticos: São José. Convidados: Área I – Bela Vista, Campinas, Conjunto, Boa Vista, e Pastoral da Crisma

Dia 13/09 (sexta-feira) – 7ª Noite da Novena

Texto: Jesus tirado da cruz é colocado nos braços de Maria. Animador: Valdécio. Evangelho: Jo 19, 31-36. Reflexão: Fábio Soares. Grupo de Cânticos: São Tarcísio. Convidados: Área III – Canindezinho, S, Can, ECC, Pastoral da Família e Casa do Povo.

Dia 14/09 (sábado) – 8ª Noite da Novena, com Celebração Eucarística

Texto: Jesus é colocado no sepulcro. Animador: Gildázio Medeiros. Evangelho: do dia. Celebrante: Frei Jean Souza. Grupo de Cânticos: Paz e Bem. Convidados: Sistema de Comunicação, MEP, Pastoral da Saúde e Pastoral Catequética.

Dia 15/09 (domingo) – Dia da Festa de Nossa Senhora das Dores

18h30 – Procissão pelas seguintes ruas: Ger-vásio Martins, Antônio Martins, Trav. Raimunda Felizarda, Simão Barbosa, Praça Cruz Saldanha, Valderi Uchôa, Monsenhor João Cruz, Igreja das Dores. Logo após acontecerá Celebração Eucarística, presidida por Frei João Amilton, Ofm. Animador: Cirano Allyson. Grupo de Cânticos: Terço dos Homens

Informes: Durante a Novena haverá barraquinha com comidas típicas. E no dia 15, da Festa das Dores, haverá promoção e seresta. Todos os dias da Novena serão rezadas o terço e o ofício de Nossa Senhora das Dores às 18h.

Veja a programação:

* 07/09 – TERÇO – Resp: Terço dos Homens

* 08/09 – OFÍCIO – Resp: Marianos

* 09/09 – TERÇO – Resp: Mães Cristãs

* 10/09 – TERÇO – Resp: Terço dos Homens

* 11/09 – OFÍCIO – Resp: Marianos

* 12/09 – TERÇO – Resp: Mães Cristãs

* 13/09 – TERÇO – Resp: Terço dos Homens

* 14/09 – OFÍCIO – Resp: Marianos

Saiba mais…
Conheça um pouco a história da Festa da Mãe das Dores em Canindé

Segundo a história, a devoção para com Nossa Senhora das Dores era em tempos antigos muito propagada pelos filhos de São Francisco. E aqui em Canindé não poderia ser diferente. Em pesquisa ao livro “São Francisco das Chagas de Canindé”, de Frei Venâncio Willeke, OFM, observamos que em nossa cidade era bem divulgada esta devoção. Floresceu na igreja em notável tamanho e graça as instituições religiosas, dentre elas as chamadas irmandades. Em Canindé, entre outras, existia a irmandade de Nossa Senhora das Dores, instalada no dia 1º de janeiro de 1867. Foi pela influência desta irmandade que na seca de 1877 construiu-se a Igreja de Nossa Senhora das Dores, sendo a mesma benta aos 02 de julho de 1886, pelo então Bispo do Ceará Dom Joaquim José Vieira ao ensejo de sua visita Pastoral e zelada pela confraria.

Com as mudanças na igreja acontecidas em todas as épocas da história, foi extinta a irmandade no dia 19 de setembro de 1909 onde em uma última reunião, a mesma entregou tudo quanto havia de bens em seu poder a “Associação das Mães Cristãs”, movimento até então novo, fundado por Frei Matias de Ponterânica em 18 de novembro de 1905, que assumiu todos os compromissos. E desde então esta Associação vinha realizando os festejos em honra a Nossa Senhora das Dores, sempre com um tríduo. A igreja das Dores como é conhecida pelo povo, é a igreja do coração do canindeense, festejos marianos inesquecíveis, movimento das filhas de Maria, enfim, é a segunda igreja principal da cidade.

Algum tempo depois as festividades deixaram de ocorrer por muitos anos, e com o objetivo de resgatar essa devoção, bonito momento de evangelização, foi reatada desde setembro de 2011 a festa de Nossa Senhora das Dores, sob a responsabilidade do Terço dos Homens e Liturgia Paroquial, sendo um momento muito participado pelos paroquianos de Canindé.

Fonte: Liturgia Paroquial, Jornal O Santuário e Equipe de Comunicação do Site Santuário.

0 comentários :

Postar um comentário

  © Blog do Gustavo Justa - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo