Encontro Vai Reunir Beneficiários do ProJovem em Manhã Festiva
Os beneficiários do programa ProJovem Adolescente já tem data e hora para o primeiro encontro. Neste sábado (4), a partir das 8h, acontece a solenidade de acolhimento dos mais de 700 jovens já inscritos no programa através da Prefeitura de Canindé. Será na quadra da Secretaria de Assistência Social (antigo CSU) com a presença do prefeito Celso Crisóstomo.
O objetivo do encontro é socializar com os jovens as informações para o início das atividades em um momento de confraternização com suas famílias e com toda a comunidade. Também será uma oportunidade para os beneficiários conhecerem todos os programas de assistência social desenvolvidos pela administração municipal em parceria com os governos estadual e federal.
No encontro, além do acolhimento, haverá atividades culturais e de lazer, como capoeira, apresentação de DJ, lanche e forró pé de serra.
Em Canindé, as atividades do ProJovem Adolescente acontecerão nos turnos manhã e tarde, três vezes por semana, nos diversos locais indicados pela prefeitura. Dentre outras, serão oferecidas capacitações em informática, atividades culturais e esportivas, atividades artísticas e de formação pré-profissional e cidadã.
A Secretaria de Assistência Social está localizada na rua Sitônio Monteiro, s\n, Santa Luzia.
[Saiba Mais]
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e Jovens de 15 a 17 anos (Projovem Adolescente) tem por foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino. Isso é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.
O público-alvo constitui-se, em sua maioria, de jovens cujas famílias são beneficiárias do Bolsa Família, estendendo-se também aos jovens em situação de risco pessoal e social, encaminhados pelos serviços de Proteção Social Especial do Suas ou pelos órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Os jovens são organizados em grupos, denominados coletivos, compostos por no mínimo 15 e no máximo 30 jovens. O coletivo é acompanhado por um orientador social e supervisionado por um profissional de nível superior. O Projovem deve também possibilitar o desenvolvimento de habilidades gerais, tais como a capacidade comunicativa e a inclusão digital, de modo a orientar o jovem para a escolha profissional consciente, prevenindo a sua inserção precoce no mercado de trabalho.
*Com informações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
0 comentários :
Postar um comentário