quarta-feira, 29 de maio de 2013

5° CRES Nega Meningite Bacteriana em Canindé

Nesta terça-feira (28), a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado (Cres) emitiu ofício no qual afirma que, até o presente momento, o órgão não tem confirmação de “nenhum caso de meningite bacteriana” em Canindé.
A notícia é boa para os canindeenses, mas a Secretaria de Saúde alerta para a prevenção à doença. “Nesse período de chuvas e sol, o ambiente fica mais favorável à meningite, então mães e pais precisam ficar atentos ao calendário de vacinação de seus filhos e não deixar atrasar, além de ter alguns cuidados, como não deixar a criança com roupas úmidas, manter higiene pessoal e local e evitar aglomerações”, adverte a coordenadora de Epidemiologia do município, enfermeira Natália Caroline.

O ofício do Cres afirma que, neste período, foi registrado apenas um caso de meningite viral. De acordo com Natália Caroline, no entanto, não há necessidade de bloqueio, pois este é exigido pelo MS apenas no caso de meningite bacteriana, não registrada em Canindé. “A meningite viral geralmente tem evolução benigna, não há necessidade de bloqueio vacinal e profilaxia medicamentosa nesses casos”, informa o ofício do Cres. O bloqueio é um conjunto de medidas para vacinar e medicar pessoas que vivem no domicílio do doente ou que, em caso de criança, na escola ou creche.
A Secretaria de Saúde de Canindé, através do Ministério da Saúde (MS), fornece vacinas contra meningite bacteriana e viral para crianças de 0 a 15 meses.

Fonte: Prefeitura de Canindé - Você faz parte

0 comentários :

Postar um comentário

  © Blog do Gustavo Justa - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo