domingo, 29 de setembro de 2013

Repentistas Abrem Programação Cultural dos Festejos de São Francisco

Foto: Ao lado dos repentistas Geraldo Amancio e Zé Eufrásio, prefeito Celso Crisóstomo defende a inclusão do projeto "Canindé das Cantorias" no calendário cultural da Romaria de São Francisco com o objetivo de valorizar a cultura popular nordestina.
Foto: João Paulo
Os Festejos da Romaria de São Francisco das Chagas ganharam uma programação cultural neste ano. Um palco foi montado ao lado da Igreja de Nossa Senhora das Dores para receber artistas da cultura popular nordestina durante quatro dias. Nesta noite de estreia, o projeto "Canindé das Cantorias" trouxe três duplas de repentistas e o cantor Betinho Aguiar, nova revelação do gênero sertanejo universitário.
 As apresentações gratuitas na praça foram marcadas pela valorização do improviso dos repentes, pelo humor dos poetas e cantadores. A noite começou com Zé Cardoso, de Limoeiro do Norte, e Moacir Laurentino, de Campina Grande. Depois animaram o público Geraldo Amâncio, de Fortaleza, e Zé Eufrásio, de Itapajé. Em seguida, Zé Maria, de Aracoiaba, e Ari Teixeira, de Quixadá, completaram o show de violas e repentes. A noite foi encerrada com a apresentação de Betinho Aguiar, que ficou famoso nacionalmente ainda garoto.
O prefeito Celso Crisóstomo, acompanhado de sua equipe, acompanhou as apresentações em clima de descontração e subiu ao palco para anunciar a ideia de repetir a dose do projeto "Canindé das Cantorias" em 2014. "Temos de valorizar nossa cultura nordestina", disse. 
No final, após dar autógrafos a suas fãs, Betinho Aguiar parabenizou o prefeito e o Secretário de Cultura e Esporte, o músico Jander Silva, pelo projeto. Neste domingo, o palco receberá o grupo de teatro de rua Xique-Xique, além da dupla canindeense Higo e Mateus, além de Jota Batista. 
A segunda-feira será dedicada a sanfoneiros. A programação cultural será encerrada na quarta (dia 2) com show do sanfoneiro Waldonys na Praça da Basílica, após o retorno do painel de São Francisco. No encerramento dos Festejos no dia 4, se apresentará a cantora Joana, na Praça dos Romeiros.

Fonte: Prefeitura de Canindé

0 comentários :

Postar um comentário

  © Blog do Gustavo Justa - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo