sábado, 21 de abril de 2012

Quixadá ganhará uma nova faculdade


Considerada polo universitário do Sertão Central por possuir quatro centros de formação superior com cerca de 10 mil alunos, Quixadá ganhará mais um campus universitário. O anúncio foi feito pelo bispo emérito desta cidade, dom Adélio Tomasin. Acompanhado dos empresários José Nilson Gomes Filho e Ciro Gomes Magalhães, dom Adélio recebeu convidados em sua residência, ao lado do Remanso da Paz, onde anunciou a construção do Instituto Educacional e Tecnológico de Quixadá, o Instituto Cisne, como será conhecido.
Ele será o chanceler do novo complexo. Dividirá com o empresário José Nilson a responsabilidade de administrar o Instituto. Segundo o futuro diretor, José Nilson, o projeto será concretizado graças a uma parceria formada entre ele e outros dois empresários, Ciro Magalhães e Fred Diógenes Nogueira.
Serão investidos R$ 12 milhões no Instituto. A área total da faculdade será de 60 mil m², situada na entrada da cidade, próximo ao girador da CE-359. A estrutura imobiliária erguida será superior a 18 mil m². A primeira etapa, em torno de 3,7 mil m², será iniciada em maio próximo. Em janeiro de 2013, o Instituto Cisne pretende realizar o seu primeiro vestibular.
Assim como ocorreu com a Faculdade Católica Rainha do Sertão, considerada por muitos o primeiro megaempreendimento econômico da região, tanto o idealizador, dom Adélio, como os investidores da instituição pretendem impactar a cidade com a grandeza do empreendimento.
Aliás, quando fez a divulgação pública, o bispo benfeitor explicou o por que da denominação "Cisne" para identificar a nova faculdade. "Está ave simboliza a grandeza, o otimismo e também a qualidade. Sempre buscamos essa excelência para melhorar a vida de nossos irmãos", destacou o bispo.

Estrutura
O instituto contará com os cursos de Veterinária, Enfermagem, Agronomia, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental, dentre outros, voltados principalmente paras as classes menos favorecidas. Foram cinco anos de planejamento.
A Faculdade Cisne pensa, inclusive, em implantar o primeiro curso de medicina do Sertão Central, mas essa decisão será tomada apenas se a Faculdade Católica não tiver interesse. Quando estiver concluída, a estrutura da Faculdade Cisne terá 39 alas com pavimentos térreo e superior. Os laboratórios serão consignados às salas de aula. Um ginásio poliesportivo coberto e a marca do evangelizador construtor, uma capela, completam o projeto.
Foi o próprio bispo, que tem 82 anos de idade, quem confeccionou a maquete. Dom Adélio Tomasin foi eleito bispo para a sede vacante da Diocese de Quixadá pelo Sumo Pontífice João Paulo II no dia 16 de março de 1988.

Histórico
Recebeu a Ordem do Episcopado de Dom Cláudio Colling, então Arcebispo de Porto Alegre. Sua posse em Quixadá foi aos 29 de maio do mesmo ano. Em 3 de janeiro de 2007, com quase 77 anos, abdicou o governo pastoral da Diocese de Quixadá. Nesse intervalo de 19 anos foi um dos maiores empreendedores deste Município.
A obra mais recente é a Casa de Acolhida São João Calabria. Mantida pela Fundação Quixadaense de Fomento tem capacidade para acolher preliminarmente 20 homens e 20 mulheres, com idade mínima de 60 anos. O lugar é conhecido como Remanso da Paz.
Quanto aos protagonistas do empreendimento educacional, Ciro Magalhães é natural de Quixadá. Atua no ramo imobiliário e possui postos de combustíveis. Ele é filho do médico Antônio Magalhães, com quase 50 anos dedicados ao Município, falecido no dia 7 de julho de 2011.
José Nilson nasceu em Sobral, e é missionário do Shalom. A convite de dom Adélio, passou a auxiliá-lo nas suas empreitadas. Ajudou a fundar a Faculdade Católica e atualmente atua no setor automotivo. Já Fred Diógenes nasceu em Maranguape e atua em vários segmentos empresarias, sendo o de transportes sua área mais forte. Também cria cavalos de raça. 


(Fonte: Jornal Diário do Nordeste)

0 comentários :

Postar um comentário

  © Blog do Gustavo Justa - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo