quinta-feira, 5 de abril de 2012

Romeiros de São Francisco ganham novo roteiro da fé


O equipamento turístico é composto por cinco estações e custou aos cofres do Governo do Estado R$ 1,5 milhão

Canindé "De longe distante, tangidos por fé, de todos os lugares chegam à Canindé. Não temem a jornada, correndo até risco, de qualquer maneira vem ver São Francisco". Alimentado por este refrão, e sempre bem humorado, o governador Cid Gomes, junto de secretários, deputados, prefeitos e devotos de São Francisco, percorreu 15km dos 136km que compreende os Caminhos de Assis, entre Maranguape até Canindé, inangurados oficialmente ontem.
Durante o trajeto, realizado em três horas, o governador cumprimentou moradores que ficaram em suas casas observando a passagem da caravana de autoridades e populares, numa peregrinação de fé, devoção e louvor ao padroeiro da cidade que abriga o maior santuário franciscano das Américas.
Antes, Cid Gomes, participou da bênção da primeira estação na localidade de Ladeira Grande. Em seguida, ele descerrou a placa comemorativa ao ponto zero dos Caminhos de Assis. A bênção foi concedida pelo padre Moacir Cordeiro Leite, natural da cidade de Maranguape.
Em discurso rápido, Cid disse que não estava no local para pedir nada material a São Francisco, e nem para falar de política. "Só peço a luz espiritual. Canindé está dentro do meu dia a dia. Sou muito grato ao povo desta cidade. Mesmo se todos os dias eu fizesse algo por Canindé, quando morresse, ainda ficaria devendo a esse povo", destacou o governador.
Ele ainda aproveitou para descansar rapidamente na estação da Lagoa do Juvenal, em uma das redes da ala de hospedagem dos Caminhos, antes de começar a peregrinação.
O secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia, destacou que o gerenciamento das estações será feito por lideranças nas comunidades onde estão os novos equipamentos. "O caminho reúne a força, a ternura e o amor que São Francisco sempre teve com as pessoas que passavam por dificuldades", lembrou o secretário. "Acho importante essa estrutura que devota a fé dos peregrinos em São Francisco. O trajeto será, sem dúvida, de grande importância espiritual para o povo cearense", concluiu.

Investimentos
O projeto dos Caminhos de Assis custou aos cofres do Governo do Estado R$ 1,5 milhão. No percurso, foram construídas cinco estações: Ladeira Grande, Massapê, Lagoa do Juvenal, Campos Belos e na sede de Caridade. As estações são compostas por dormitório coletivo, banheiros, refeitório, oratório e obelisco, com energia elétrica e melhores condições para abrigar os romeiros, tornando o percurso mais confortável e seguro.
Após a peregrinação na noite de terça-feira, Cid Gomes participou ontem de uma missa na Basílica de São Francisco das Chagas, celebrada pelo pároco e reitor do Santuário, frei João Amilton dos Santos. Na primeira fila, acompanhado dos secretários Arruda Bastos, da Saúde, de Bismarck Maia, e do prefeito de Canindé, Cláudio Pessoa, o governador ouviu atentamente a homilia do franciscano, rezou e participou do ofertório. Durante a homilia, frei João Amilton lembrou a trajetória de São Francisco em defesa da vida. "Temos um compromisso de valorizar a vida" frisou o religioso.
Após a cerimônia, o governador participou de reunião na sede da Secretaria da Paróquia com os franciscanos e a direção do Hospital Regional São Francisco. De Canindé, ele seguiu para Sobral, em agenda política.

Fonte: Diário do Nordeste

0 comentários :

Postar um comentário

  © Blog do Gustavo Justa - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo