quinta-feira, 16 de maio de 2013

Projeto Eu Sou Cidadão Vai Estimular Leitura em Canindé

Foto: Kerla Alencar

Nesta quinta-feira (16), aconteceu o lançamento do programa Eu Sou Cidadão – Amigos da Leitura, na Prefeitura de Canindé. Conduzido, no município, pela primeira-dama e ouvidora Esperanza Crisóstomo, o Amigos da Leitura vai estimular o hábito de ler entre os estudantes da cidade. Coordenado pela Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará (APDM-CE), em parceria com a Fundação Demócrito Rocha e Banco do Nordeste do Brasil, o Amigos da Leitura tem o objetivo de promover o desenvolvimento intelectual de crianças e adolescentes da rede de ensino público através da leitura.

Em atividade desde 2002 no Ceará, o programa existia em Canindé desde 2009, mas agora está sendo ampliado e relançado. “O programa não tinha o apoio devido e, por isso, não acontecia na prática”, conta a coordenadora do Amigos da Leitura em Canindé, professora Maria de Lourdes Fernandes. “Agora, a Prefeitura está dando ao programa importância na proporção que ele merece”, conta. 
O Amigos da Leitura funciona com a participação efetiva dos alunos envolvidos. São 15 em cada município, entre 10 e 14 anos. Por ano, são lançados dois livros com temáticas sociais e relevantes para crianças e adolescentes. A partir da leitura dos livros, os estudantes se tornam multiplicadores com o objetivo de estimular outros colegas a discutir os temas.
“Isso pode ser feito de várias maneiras, estamos debatendo como faremos em Canindé. Mas pode ser tanto com teatro, com saraus, literatura de cordel”, explica Maria de Lourdes. Segundo a primeira-dama Esperanza Crisóstomo, que também é socióloga, o Amigos da Leitura vai ultrapassar as fronteiras das escolas no município. “Vamos levar o programa para os CRAS (Centros de Referência da Assistência Social), para o Centro de Idosos e unidades do Programa de Saúde da Família, dentre outros espaços. Queremos atuar de forma intersetorial”, adianta. 
A estudante de 10 anos Gabriela Costa Queiroz aprova o Amigos da Leitura. “Com ele, a gente aprende mais e também ensina aos nossos colegas. Depois que entrei, aprendi que eu não tenho vergonha de falar em público, por isso ele me ajudou muito”, revela. Gabriela também conta que já leu “uns 30 livros” este ano e que o seu preferido é Romeu e Julieta. “È muito legal”, diz, empolgada.
Em Canindé, o Amigos da Leitura tem cinco coordenadores e cinco diretores de escolas envolvidos. Segundo a APDM-CE, além da leitura, o programa promove capacitações periódicas para os profissionais e campanhas educativas.

Fonte:  Prefeitura de Canindé - Você faz parte

0 comentários :

Postar um comentário

  © Blog do Gustavo Justa - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo