domingo, 8 de setembro de 2013

Agricultores de Itatira Criam Parque Com Materiais Recicláveis

Fotos: Dário Gomes
No meio do sertão cearense, um casal resolveu proporcionar aos moradores uma aventura em um local cheio de animais, árvores e repleto de diversão. A agricultora Maria das Graças Sales construiu um parque de diversão inteiro com materiais reciclados. Com ajuda do marido, Luiz Sousa Sales, passou a construir o parque no sítio do casal em Contentas, na zona rural do município.
Era ideia do projeto provocar uma reflexão sobre a necessidade de preservar o meio ambiente e utilizar materiais renováveis nesta que é uma das regiões mais castigadas pela seca no Estado. A entrada é franca. Distante 5km da sede do município, às margens da CE-341, a construção do parque começou há 12 anos durante o trabalho de dona Maria como agente de saúde, visitando domicílios.
Na época, Maria das Graças se deparou com garrafas, pneus, correntes de moto, pedaços de madeira, arames, tintas, canos, pregos e parafusos que iriam para o lixo. Por meio da imaginação, os materiais, que seriam jogados fora, transformaram-se em escorregadores, balanços, cavalinhos, labirintos, casas de árvores, barraca de cachorro-quente e dezenas de brinquedos.
Fotos: Dário Gomes
A Prefeitura disponibilizou iluminação no local e, nesta semana, melhorou a estrada que liga a CE-341 ao parque. Para chegar à "Disney" de Itatira, é preciso percorrer 400 metros em estrada carroçável. Mas o percurso não é monótono. No caminho até ao lugar, os frequentadores surpreendem-se com dezenas de algarobas (árvore que resiste à falta de chuva).
Nos mais de 35 hectares de terras da propriedade do casal, existem cajueiros, mangueiras, seriguela, acerola, banana e plantações de milho. O sítio conta ainda com pavões, gansos, cavalos, patos, peixes, vacas e ovelhas que servem como cartão de boas-vindas. "Tudo aqui foi pensado para propiciar um momento de reflexão, paz e felicidade para os moradores. Pretendemos levar esse projeto adiante", diz Maria da Graças.
Na entrada do parque, o casal plantou 95 árvores, do tipo nim, para sombrear um estacionamento. Elas estão organizadas de maneira a dar sombra para os carros. São 30 atrações que ocupam espaço no meio de árvores, jardins e de um gigantesco pé de juazeiro com mais de 17 anos localizado no centro do parque.

Terapia
Uma planta do tipo trepadeira ajuda a formar o teto de uma casinha de madeira. Ao lado da churrasqueira, há uma área de alimentação com cadeiras e mesas de madeira. Além da riqueza de detalhes das atrações e a bela paisagem da região, o que mais impressiona é a grande quantidade de materiais reciclados. O casal fez um túnel ligando um escorregador a uma casa de árvore, confeccionado, à mão, com 648 garrafas plásticas.
"Isso, para mim, é uma terapia. Durante a minha infância, eu nunca cheguei a me divertir em um parque de diversão e ver a alegria das pessoas. Por meio desse projeto, me motivei a continuar fabricando felicidade", revela Maria das Graças.
Luiz lembra que a ideia começou pequena e, hoje, tornou-se algo grandioso. O primeiro atrativo dos frequentadores foi um balanço elaborado com um pneu de trator, e depois uma piscina com o mesmo tipo de material. "Os brinquedos são feitos todos com muita segurança. Nas visitas, nós pedimos a presença dos pais para evitar que alguém se machuque", frisa.
Ele acrescenta que no açude ao lado do parque existem patos e gansos que servem também de atração aos visitantes. No entanto, o banho não é permitido.
Para fazer um brinquedo, o casal gasta em torno de cinco meses e usa centenas de garrafas em uma única obra do parque. "Demoro para terminar um brinquedo porque o difícil é conseguir quantidade suficiente de materiais. Faço um de cada vez e isso deixa o trabalho com maior qualidade", explica.
Luiz Sousa afirma que quando viajou para São Paulo encontrou alguns cavalos feitos de madeira. Imediatamente, tirou fotos e, quando retornou ao Ceará, fez três cavalinhos para o parque. Ele também pesquisou na Internet modelos de brinquedos, mas revela que tem uma infinidade de ideias que pretendemos colocar em prática.

Continuidade
Embora já tenha se aposentado do funcionalismo público, Maria das Graças e o esposo continuam construindo o parque de diversão. Na residência do casal, no distrito de Lagoa do Mato, a 12 quilômetros da fazenda, existem armazenadas em sacos cerca de 100 garrafas que ambos conseguiram com ajuda de vizinhos e amigos de vários bairros.
A agricultora afirma que o material irá se transformar em uma gruta de Nossa Senhora do Carmo, a padroeira do distrito, que ela planeja erguer junto com o marido até o fim do ano. "Tudo que vejo nas ruas com utilidade para o projeto eu guardo para ser reaproveitado nesse ambiente religioso do parque", revela.
A gruta terá dois metros de altura por três de comprimento. Ela já tem a estátua da Virgem e falta somente o restante dos materiais para finalizar o local. Segundo ela, serão necessárias em torno de 700 garrafas para montar a gruta nas dimensões determinadas pelo casal.

Fonte: Diário do Nordeste

0 comentários :

Postar um comentário

  © Blog do Gustavo Justa - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo