terça-feira, 12 de novembro de 2013

Três Novos Projetos Inaugurados no Assentamento Umarizeiras, em Itatira

casa digitalO assentamento de Umarizeiras, Itatira, comemora com entusiasmo os benefícios recebidos no ultimo sábado (9). Trata-se da inauguração do sistema de abastecimento d’água dos assentados daquele local, da casa digital e de uma Biofábrica de compostos orgânicos. Esse projeto é uma parceria do Governo do Estado através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e o Governo Municipal de Itatira, para beneficiar o município trazendo mais qualidade de vida para a população.

Casa Digital
A casa Digital tem como objetivo promover a cidadania criando uma rede de convivência fraterna das “Famílias do Campo”, que possibilita a troca de experiências entre as comunidades, focadas na busca coletiva do desenvolvimento da sua e de outras comunidades.
O programa “Arca das Letras”, tem levado a leitura a famílias rurais como forma de lazer e cultura, beneficiando cerca de 1.096 comunidades do campo que ficam distantes das Sedes de seu municípios, capacitando uma média de 2.192 agentes de leitura para o incentivo a leitura. A mobília das bibliotecas é feita pelos internos do sistema prisional e são disponibilizados uma média de 230 livros relacionados a literatura infantil, infantojuvenil,  e livros didáticos de pesquisa com foco no meio rural.

Biofábrica de Compostos Orgânicos
A fábrica tem capacidade para processar 750 toneladas de resíduos por ano, proveniente da extração do óleo da mamona, girassol e poda de árvores da zona urbana do município, produzindo então, mais de duas tonelada de adubo orgânico por dia. Esse adubo poderá ser usado na restauração da terra degradada pelas queimadas, no cultivo da mamona e nas plantações de milho e feijão.
A Biofábrica é uma das ações do projeto Biodiesel, que pretende fortalecer a diversidade da agricultura familiar com a inserção da produção de oleaginosas para o biodiesel no estado do Ceará. O Projeto beneficiará 104 agricultores e contou com um investimento de aproximadamente 92 mil reais, recursos oriundos do Fundo Estadual de Combate a Pobreza – FECOP

Sistema de Abastecimento D’água.
A comunidade de Umarizeiras tem agora acesso a água através do Projeto São José III, ação executada pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará em parceria com a CAGECE.  Para o abastecimento de cerca de 101 famílias do assentamento. Foram gastos no projeto mais de 220 mil reais. Recursos financiados pelo banco mundial

Fonte: Prefeitura Municipal de Canindé

0 comentários :

Postar um comentário

  © Blog do Gustavo Justa - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo