domingo, 1 de dezembro de 2013

Açude Inteligente Será Implantado em Itatira

Uma das maiores secas da história do Ceará, que já vem se prolongando nos últimos dois anos, causando assim destruição no sertão nordestino, tem gerado uma série de preocupações para as autoridades agrícolas do Estado cearense.
Durante a inauguração do posto avançado da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) na cidade de Itatira, localizada no Sertão Central do Ceará, o presidente do órgão, José Maria Pimenta, fez uma explanação das ações voltadas para socorrer o homem do campo nesse momento de dificuldade. No encontro ele garantiu novidades.

Entre as inovações para a melhor convivência no semiárido, o presidente da Ematerce anunciou a implantação de um projeto pioneiro no Estado do Ceará, serão os açudes inteligentes. "Esses reservatórios seriam construídos em área de boqueirão. Seriam reservatórios instalados em áreas livres de evaporação", explicou Pimenta.

Experimental
De acordo com ele, os açudes "potes" serão construídos em um boqueirão, assim, a perda de água é mínima, porque o sol aparece mais tarde e se esconde mais cedo. Itatira seria a região da fase experimental, já que é detentora de muitas serras, que ao longo de seu percurso formam diversos pontos do porte que a Ematerce escolheu para o açude inteligente.
"Hoje o grande mal que nos assola é a falta das chuvas. E sabemos que a modernização para fortalecer a agricultura familiar neste caso, ainda é, sem sombra de dúvida, a grande saída", enfatiza Pimenta.
Durante a inauguração do posto avançado da Ematerce na cidade o presidente do órgão, aproveitou o ensejo e lamentou também o fechamento das escolas que formam técnicos agrícolas, como as situadas Aratuba, Granja e Mombaça.
"Fechar uma escola é condenar o crescimento educacional rural. É crime. As coisas precisam mudar, e essas mudanças só acontecem com ideias inteligentes", avalia.
O Prefeito da cidade de Itatira, Antonio Almir, frisou que a ideia é muito interessante e positiva. "A Ematerce hoje é a casa do agricultor de Itatira. Tapar os boqueirões, os riachos é uma maneira de termos água o ano inteiro e assim podermos ter uma convivência permanente com a seca", ressaltou.

Parcerias
O Chefe do Executivo observa que o trabalho de parcerias irá garantir um melhor desempenho para o homem do campo. "Itatira será um grande produtor de frutas do Ceará. Temos a região do rio São Joaquim, que iremos começar um projeto de irrigação ao longo de suas margens, para assim assegurarmos a permanência do agricultor em suas terras", garantiu.
Almir pontuou ainda durante o evento que é necessário parceria para conviver com a seca. "Vamos combater esse inimigo de forma organizada com apoio de todos os órgãos ligados ao setor agrícola cearense", disse,
Segundo ele, o município conta com um engenheiro agrônomo e seis técnicos agrícolas, além do suporte de dois carros e três motos para o desenvolvimento dos projetos de fortalecimento da agricultura familiar.

Fonte: Diário do Nordeste

0 comentários :

Postar um comentário

  © Blog do Gustavo Justa - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo