quarta-feira, 15 de julho de 2015

Itataia a Um Passo do Funcionamento: Licença Deve Sair nos Próximos Dias

A licença-prévia que dá início ao processo de instalação de um complexo de exploração de urânio e fosfato no distrito de Itataia, no município de Santa Quitéria, pode ser lançada nos próximos dias pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama). A informação foi repassada na manhã de ontem, pelo presidente das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Aquilino Senra, ao deputado federal Danilo Forte.
Segundo o parlamentar, o presidente da INB garantiu que o Ibama "já aceita e homologa os termos do que foi proposto pelo 'consórcio de Santa Quitéria' nas audiências públicas que foram realizadas em novembro de 2014". O deputado afirmou, ainda, que após o anúncio da licença, Aquilino Senra deve se reunir com o governador Camilo Santana para verificar o andamento da construção de uma nova adutora que levará água do açude Edson Queiroz até Itataia. O consórcio Santa Quitéria, que será responsável pela construção da usina, é formado pela INB e pela empresa Galvani.

Sem previsão
A emissão da licença-prévia é o primeiro passo para que sejam emitidas as licenças de instalação do empreendimento de aproximadamente R$ 850 milhões e que promete gerar 800 empregos diretos e mais de 2,2 mil vagas de trabalho indiretas. Por meio de nota, a assessoria de imprensa do Ibama informou, entretanto, que o órgão "ainda não tem previsão para emissão dessa licença".

Funcionamento
A tecnologia que será adotada para separar os dois minérios é desenvolvida no País, inclusive, com processo de registro da patente já protocolada junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
O desenvolvimento da tecnologia se deu através de uma parceria entre a INB e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
A expectativa é explorar 800 mil toneladas de rocha fosfática por ano na região, quando a usina estiver concluída, segundo os dirigentes da Galvani.

Diário do Nordeste

0 comentários :

Postar um comentário

  © Blog do Gustavo Justa - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo