quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Carnaval Sangrento: 45 homicídios no Ceará

Foto: Kléber A. Gonçalves
O Ceará registrou 45 Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI's) durante o Carnaval, no período compreendido entre as 18h da última sexta-feira (5) e o fim da noite de ontem. Contudo, este feriado prolongado pode ser considerado menos violento que os dos últimos anos, tendo em vista que foi observada uma redução de 28% no número de homicídios em relação a igual período de 2015, quando foram contabilizados 63 crimes. O balanço parcial foi realizado pelo Diário do Nordeste com base em relatórios policiais, ocorrências de crimes e boletins diários divulgados pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Os dados consolidados devem ser divulgados pela Pasta, amanhã, após o fim da Operação Carnaval.


Fortaleza computou um total de nove homicídios, tendo o bairro do Bom Jardim como o de maior número de registros, com um total de três casos. No ano passado, foram 21 homicídios na Capital. Já a Região Metropolitana de Fortaleza registrou o aumento de um caso. Foram 14 crimes no Carnaval deste ano, contra 13 no ano anterior.
O Interior do Estado computou o maior número de CVLIs no período deste ano, mas ainda assim também foi observada uma redução em comparação com igual período do ano anterior. No total, 22 pessoas foram mortas neste ano. Em 2015 foram 29 crimes.
Na sexta-feira, após às 18h, quando teve início a Operação de Carnaval da SSPDS, o Estado registrou seis assassinatos. Em um dos casos, Windson Mário Bezerra Gonçalves, de 35 anos, foi morto a tiros dentro de um veículo que estava estacionado na Rua Nossa Senhora Aparecida, em Maracanaú.
De acordo com a Polícia, o homem foi encontrado com três ferimentos por arma de fogo na cabeça. Sábado, foram registrados oito crimes. No de maior violência, o mototaxista Glaubeci da Silva Nascimento, 32, foi assassinado com duas facadas pelo próprio irmão, na cidade de Pentecoste. O suspeito não foi preso.

Domingo violento
O dia mais violento durante período de Carnaval no Ceará foi o domingo, quando foram contabilizados 19 homicídios. Somente na RMF foram nove assassinatos. Um desses crimes chamou atenção pela crueldade utilizado pelo criminoso. Paulo Pereira de Sousa, 52, foi degolado com golpes de machado enquanto dormia em sua residência, em Maracanaú. O suspeito do crime é um morador de rua, identificado apenas como 'Tizio', que estava residindo temporariamente com a vítima. Após o crime, ele foi preso.
Na mesma noite, desta vez em Maranguape, um homem matou a esposa a facadas e depois cometeu suicídio. Segundo informações do sargento Rainer Radel, da 2ª Cia do 14º BPM, que atendeu à ocorrência, o casal teve uma discussão no interior da residência antes do ocorrido.
Durante a briga, a mulher, identificada como Camila Paulina Barbosa, 28, foi ferida com, pelo menos, duas facadas. Ela ainda conseguiu correr até a rua, na tentativa de pedir socorro, mas não resistiu e morreu.
Depois de atingir a esposa, Francisco Wallyson Sousa, 29, cometeu suicídio, cravando a faca no próprio peito. Os corpos foram encontrados, um ao lado do outro, na entrada da casa.
Ainda no domingo, uma festa de Carnaval em Jaguaruana terminou com uma pessoa morta e duas feridas. Darlan Nogueira Alves, 19, foi assassinado com quatro tiros e morreu no local.
Também em festas de Carnaval, duas pessoas foram mortas nas praias do município de Aquiraz. Um homem foi executado com um tiro no peito, durante o mela-mela da Praia do Iguape. Já na Praia do Presídio, um jovem de 19 anos foi assassinado a tiros após se envolver em uma briga. Em ambos os casos, a Polícia não conseguiu prender os autores dos crimes.
Já na segunda-feira foram registrados oito homicídios. Em Palmácia, um suspeito de assalto foi morto por um sargento da Polícia Militar após um tiroteio. O policial ainda foi alvejado por três disparos mas foi socorrido e não corre risco de morte.
No Crato, dois homens foram assassinados a tiros em intervalo menor que duas horas. Em Fortaleza os crimes foram registrados na Serrinha e Bom Jardim.
Até o fim da noite de ontem, quatro pessoas haviam sido mortas no Estado. Um dos casos foi o assassinato de um caseiro de uma pousada na Praia da Baleia, na cidade de Itapipoca.
 O suspeito do homicídio é um psicólogo, que estava hospedado no local. A vítima, identificado como Cleovan Pereira Ramos, foi estrangulado com uma corrente, após uma briga entre eles. Após o crime, a Polícia Militar foi acionada e prendeu Roberto D'vila Martins Júnior, suspeito do assassinato, e Luiz Fernando Mota de Souza, que também teria participado. Ambos foram conduzidos à Delegacia de Itapipoca e autuados em flagrante.


Fonte: Jornal Diário do Nordeste

0 comentários :

Postar um comentário

  © Blog do Gustavo Justa - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo