terça-feira, 1 de março de 2016

Fora de Controle: Dengue fecha 12 escolas em uma mesma cidade

Foto: Reprodução/TV Verdes Mares/G1

Doze escolas públicas de Potengi, a 485 km de Fortaleza, estão fechadas por causa de uma epidemia de dengue. De acordo com a Secretaria de Educação do Município, cerca de 2 mil alunos estão sem aulas.

Segundo o coordenador de Educação de Potengi, Marco Aurélio Rodrigues, acometidos por dengue, alunos, professores e gestores não podem ir à escola.  “Tanto a classe estudantil como a dos professores e núcleo gestor foram infectadas pelo mosquito. Ocasionando as faltas e a suspensão das aulas. O processo didático, pedagógico de ensino teve que ser suspenso”, explicou.

Na única unidade médica da cidade, os casos não param de chegar. A dona de casa Maria Conceição procura o médico pela oitava vez. Sempre reclamando de febre e dores no corpo.  “Tenho febre e muita dor no corpo”, relata.

O médico Luiz Jamil, plantonista da unidade hospitalar, diz que cerca de 200 pessoas vão todos os dias ao posto com os mesmo sintomas. “Está algo em torno de 220 atendimentos em 24 horas. Digo que 90% dos pacientes chega aqui com os mesmos sintomas. Dor no corpo, febre e aquele mal estar”, disse.

Após a consulta, os pacientes são encaminhados para um laboratório para realizar exames. O resultado dos exames sai em 15 dias.
Casas com mosquito
De acordo com a vigilância epidemiológica de Potengi em quase todas as casas visitadas pela equipe uma ou duas pessoas ficaram doentes de dengue neste ano. Outro dado que preocupa é que a cada 100 residências visitada 90 têm foco do mosquito.
A diretora do Laboratório Central de Saúde Pública do município de Crato, distante 81 km de Potengi, Antônia Máximo de Lima, informou que os médicos fazem o diagnóstico nos pacientes e notificam os casos suspeitos, mas apenas o exame de dengue é capaz de confirmar a doença. A Secretaria de Saúde de Potengi informou que foram confirmados cinco casos de dengue no município.
Já quando existe suspeita para as três doenças transmitidas pelo Aedes aegypti - zika, chikungunya ou dengue - o resultado demora mais porque o exame é enviado a Fortaleza para que o diagnóstico seja confirmado.


Fonte: G1 CE

0 comentários :

Postar um comentário

  © Blog do Gustavo Justa - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo