quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Prefeituras Suspeitas: Operação da Policia Federal Prende 12 no Ceará


A Polícia Federal do Ceará prendeu 12 suspeitos de cometer fraudes em licitação, entre pessoas que trabalham em prefeituras e empresários, nas cidades São Benedito, Ibiapina e Tianguá na manhã desta quarta-feira (31), de acordo com o promotor de Justiça Ricardo Rocha. As prisões fazem parte da operação Província 2. Entre os gestores presos em Ibiapina, estavam um secretário do município e um funcionário da comissão de licitação. O promotor que coordena a operação afirma que vai dar mais detalhes sobre a operação nesta tarde.
Na primeira versão desta matéria, com base em informações preliminares do promotor de Justiça Ricardo Rocha, foi afirmado que foram 19 presas. A informação atualizada pelo promotor registra que na verdade foram 12 presos.

O secretário de Administração da Prefeitura de Ibiapina, Luiz Bezerra França, diz que desconhece a existência de esquemas de corrupção, mas não descarta a possibilidade de que existam.“Pode ser que exista (irregularidades), mas eu não tenho conhecimento de irregularidades”, diz.
Foram expedidos 20 mandados de busca e apreensão. Um gestor está foragido. De acordo com o promotor Ricardo Rocha, os gestores da região da Serra da Ibiapaba estão presos em veículos da Polícia Federal a caminho de Fortaleza. Eles serão ouvidos na sede da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap).
Em junho o ex-prefeito de Tianguá Gilberto Moita foi preso na "Operação Caça-fantasmas", que investigava fraude em licitações vencidas por empresas fantasmas. Na ocasião, o promotor Ricardo Rocha havia dito que o esquema de corrupção na cidade era "muito maior" e que iria seguir investigando possíveis esquemas de corrupção.
As denúncias dos supostos esquemas de corrupção foram feitas pelo Ministério Público Estadual do Ceará, que contou com a operação da Polícia Federal para executar os mandados de prisão e busca e apreensão. Na manhã desta quarta-feira agentes federais recolheram documentos contábeis relativo a licitações e tesouraria da prefeitura de São Benedito, Ibiapina e Tianguá, onde coletaram documentos que podem servir como prova do esquema.
Em julho, o promotor Ricardo Rocha havia dito que mais da metade dos 184 municípios do Ceará eram suspeitos de praticar fraudes em licitações. Na época o promotor havia afirmado também que investigaria cidades da Serra da Ibiapaba.
A secretária de gabinete da Prefeitura de São Benedito informou na tarde desta quarta-feira (31) que o prefeito está viajando e nenhum secretário do município vai se pronunciar sobre o caso.
A Prefeitura de Tianguá foi contatada na tarde desta quarta-feira (31), mas a atendente informou que  a assessoria de imprensa não se encontrava mais no local. O telefone celular do assessor de imprensa estava desligado e o telefone da Secretaria de Administração do município não foi atendido, na tarde desta quarta-feira (31).

Fonte: G1

0 comentários :

Postar um comentário

  © Blog do Gustavo Justa - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo