sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Tudo Pronto Para a 25° Motorromaria para Canindé


Motociclistas partem todo ano de Fortaleza para a terra franciscana no Ceará. A Basílica é um dos principais pontos de concentração FOTO: ANTÔNIO CARLOS ALVESComo santo padroeiro, São Francisco reúne multidão de fiéis para Canindé a cada ano de romaria em seu louvor. A 25ª Motorromaria de Fortaleza até este Município , considerada uma das mais expressivas manifestações de fé franciscana, acontecerá neste domingo (18). A expectativa dos organizadores é a participação de 60 mil motos desde 50 cilindradas até 2.300cc. Os pagadores de promessas e também devotos de São Francisco sairão as 7h30 da Avenida Mister Hull, na Capital, e irão percorrer 126 quilômetros a 50 quilômetros por hora.
Este ano, o evento sobre duas rodas, que reúne fé, devoção e aventura, terá apoio logístico de seis ambulâncias a cada 20 quilômetros do percurso, três caminhões mecânicos, um ônibus, um helicóptero, Corpo de Bombeiros, Samu, além de oito motocicletas de batedores da Polícia Rodoviária Federal.
Além dos motorromeiros que sairão de Fortaleza, se reúnem à manifestação, durante os percursos em Caucaia e Maranguape, outros grupos de participantes. Na chegada da cidade, onde fica o maior santuário franciscano das Américas, é feito um buzinaço em louvor a São Francisco das Chagas. "A chegada era sempre no pátio da Basílica, mas devido ao grande número de pessoas, resolvemos ir para a Praça dos Romeiros. Ali seremos abençoados pelo pároco e reitor do Santuário, frei João Amilton dos Santos", explica o coordenador da romaria, Edson Peixoto Maia.
O titular da 2ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, inspetor Alexandre Prado, disse que a BR-020 terá mão única durante o trajeto. Já em solo canindeense, os motorromeiros receberão o apoio da Guarda Municipal, que irá utilizar 20 homens e o Grupo de Socorro de Urgência (GSU). De acordo com o secretário de Segurança Pública do Município, coronel Carlos Alberto Loiola, o comboio seguirá pela Avenida São Francisco, Tabelião Facundo, Avenida Francisco Cordeiro Campos e Praça dos Romeiros, no Bairro do Monte.
O comandante do 4 Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Erick Onofre e Silva, diz que policiais motorizados serão colocados nas quatro saídas da cidade para evitar roubos de motos durante a permanência dos visitantes.
O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Canindé, Plínio Gomes, disse que a orientação é para que não faltem alimentação e nem água para os participantes. O prefeito do Município, Cláudio Pessoa, entregará a chave da cidade aos motoqueiros, numa demonstração de agradecimento pela visita à terra santa.
Após a missa e a bênção das motos e capacetes, os participantes irão para o BNB Clube, na entrada da cidade, onde haverá uma confraternização. "Teremos o sorteio de uma moto, e vários brindes. Os que quiserem participar da Motorromaria deverão comprar uma camiseta de mangas curtas por R$ 10,00, ou de mangas longas, por R$ 20,00. Os preços valem para homens e mulheres.
Maia participou de todas as 24 edições da Motorromaria já realizadas, as últimas 15 como organizador do evento. "Da primeira edição do evento, que aconteceu no ano de 1979, participaram apenas 15 motos. Hoje, o evento cresceu muito e recebe milhares de participantes", comemora ele.
Em consequência de um acidente grave, ocorrido na década de 1980, os integrantes da romaria perderam um pouco o entusiasmo. Foi quando Maia assumiu a organização, já que tinha feito a promessa de visitar São Francisco todo ano, que até hoje cumpre com fé.
A partir deste domingo, Canindé começa a ser roteiro para as manifestações de fé em São Francisco. O dia 4 de Outubro comemora-se a data oficial de veneração ao santo. A romaria é realizada de 24 de setembro até a data oficial. Neste período, o Município recebe cerca de 2,5 milhões de romeiros, vindos dos Estados do Norte e Nordeste. Os principais pontos de visitação são a Basílica de São Francisco, no Centro da Cidade, a Estátua do Santo, no Alto do Moinho, o Zoológico, o Museu (ambos recebem o nome do santo), o Mosteiro das Clarissas, entre outros. Desde agora, a população da cidade já está mobilizada para o grande evento que tem repercussões positivas em todos os segmentos da cidade, especialmente o comércio.


Fique por dentroPara a segurança
Requisitos de segurança para participar da motorromaria. Capacete: o participante precisa usar capacete e este acessório tem de possuir uma viseira na frente. Segurança: o motociclista não pode fazer ziguezague na pista, pondo os outros participantes em risco. Ele também precisa andar com a luz acesa. Ato sereno: o romeiro não pode buzinar. O evento requer serenidade. Cores claras: o participante da Motorromaria irá usar camisa, para se identificar como participante. Boas condições: o motociclista viajará com uma moto que se encontra em boas condições para a viagem. Seguindo estas normas, os organizadores querem evitar possíveis acidentes.

Fonte Diário do Nordeste
Foto: Antonio Carlos Alves


0 comentários :

Postar um comentário

  © Blog do Gustavo Justa - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo