terça-feira, 8 de maio de 2012

Governo do Ceará anuncia medidas para amenizar efeitos da seca


O governo do Ceará anunciou nesta segunda-feira (7) medidas para amenizar os efeitos da estiagem no Ceara. Onze cidades do estado decretaram situação de emergência por conta da pouca chuva, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário. Ainda de acordo com a secretaria, a previsão é de que as chuvas continuem irregulares e de que a situação no sertão cearense se torne ainda mais grave.
As medidas anunciadas incluem o adiantamento do pagamento do Seguro Safra, no valor de R$ 620. O valor estava previsto para ser pago no segundo semestre deste ano, mas com a estiagem, segundo o governo do estado, será pago ainda neste mês.
Outro benefício, segundo o governo, é a linha de crédito de até R$ 12 mil com juros abaixo do valor de mercado, de 1%. Para ter acesso aos benefícios, o agricultor deve pertencer a um município que tenha decretado estado de emergência. Para ter o decreto reconhecido, o município precisa enviar documentos que comprovem a situação de seca da cidade. Os documentos serão avaliados pelos governo estadual e federal.
Os prefeitos de cidades afetadas reclamam da burocracia e demora em ter o decreto reconhecido. "A análise da documentação, se falta um I, ele vai voltar. É preciso ser visto é a burocracia e a demora na chegada das ações aos afetados", diz a presidente da As sociação de Prefeitos e Prefeituras do Ceará (Aprece), Eliene Brasileiro.
Segundo a Fundação de Meteorologia e Recursos Hídricos do Ceará (Funceme), a previsão é de a chuve continue irregular nos próximos meses. Se a previsão se confirmar, a situação pode se agravar em quase 100 municípios do Ceará, segundo o governo do estado. "Temos 28 municípios em alta vulnerabilidade e temos 71 em média vulnerabilidade. A tendência é de que aumente essa situação de vulnerabilidade", diz Nelson Martins, secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará.

Verdes Mares

0 comentários :

Postar um comentário

  © Blog do Gustavo Justa - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo