terça-feira, 30 de abril de 2013

Surdos de Canindé participam do I Encontro Regional da Pastoral dos Surdos do Ceará


Nos dias 26, 27 e 28 de abril ocorreu na cidade de Sobral-CE o I Encontro Regional da Pastoral dos Surdos do Ceará. O evento contou com aproximadamente 100 pessoas das Dioceses de Fortaleza, Sobral e Crato, dos quais Canindé enviou 8 de seus membros de pastorais.
O tema deste ano foi “O ano da fé” como resposta ao convite de Bento XVI diante dos desafios que nos apresentam a sociedade cada vez mais sedenta de fé. Somos convocados a reavivar a chama da fé em nosso coração, em nossa caminhada de cristãos e os surdos também podem ser “lápis nas mãos de Deus para escrever uma nova história de amor, fé, evangelização”, como bem disse Dom Odeli José, bispo da Diocese de Sobral, na missa de encerramento do evento. Na ocasião tivemos também palestras, louvor, testemunho, missa na Igreja do Rosário, a mais antiga de Sobral, um passeio pela cidade e apresentação das atividades pastorais.

Houve ainda a eleição dos coordenadores regionais, representantes das três dioceses e da nova cidade que sediará o encontro de 2014 e Canindé foi escolhida por unanimidade com o objetivo de fortalecer a pastoral dos surdos que está nascendo em nossa cidade.
O principal objetivo da pastoral dos surdos é levar ao conhecimento da comunidade surda, através da língua de sinais o projeto do Reino de Deus de vida e vida em abundância anunciado por Jesus. Dessa forma, para a evangelização de surdos, preferencialmente, são os próprios surdos os melhores evangelizadores, porém, qualquer pessoa pode evangelizar surdos, mas é necessário saber aproximar-se dele, conhecer sua história, cultura e língua. Sem isso, a evangelização chegará de forma fragmentada, e poderá não ser frutífera.
Desde já, roguemos as bênçãos de São Francisco para todos os que estarão presentes neste encontro e para bem recebermos a todos no próximo encontro regional em Canindé.  

Fonte: Pastoral dos surdos da Arquidiocese de Fortaleza

0 comentários :

Postar um comentário

  © Blog do Gustavo Justa - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo