sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Chuvas Animam Zona Rural de Canindé

Tensão, mas sobretudo entusiasmo renovado com um inverno promissor. Assim é o ânimo do sertanejo, que ainda vive os efeitos das precipitações ocorridas desde o domingo passado e com pancadas isoladas no começo desta semana.
A chuva que durou mais de uma hora na localidade de Primavera, a 54 quilômetros da sede de Canindé, na divisa de Tejuçuoca, trouxe alegria e ao mesmo tempo apreensão para os moradores da comunidade. De acordo com José da Silva Leitão, outras precipitações foram registradas entre os meses de outubro e início de novembro, mas a chuva que banhou a região no último domingo veio acompanhada de raios e trovoadas.
´´Esse açude estava com o chão rachado e ficou nessa situação que vocês estão vendo´´, disse José Leitão. Ou seja, observou haver um aumento da capacidade hídrica.

As cercas que ficam às margens do rio Curu foram arrancadas e o rastro de destruição é visível. "Pensei que o mundo ia se acabar no domingo, A chuva era forte, com muito vento e raios. São coisas de outros tempos", lamenta a doméstica Ana Maria Barbosa.

Raios
Na tarde de ontem voltou a chover na região com menos intensidade. No entanto, não deixou de causar transtornos para a população, desavisada com a brusca mudança de tempo. Em várias localidades da região, a rotina dos moradores foi alterada, com as chuvas caídas de domingo até a quarta-feira passada.

Exemplo de rotina alterada aconteceu na localidade de Pitombeira.
Após ter experimentado um longo período de estiagem, a precipitação tanto animou a população, quanto causou apreensão pelo possíveis estragos decorrentes da ação das águas.

Capricho
Choveu também em Iguaçu que fica a 36 quilômetros da sede de Canindé. O agricultor Hugo Cruz de 63 anos disse que sua cisterna, com capacidade para 16 mil litros de água, encheu com uma chuva que durou pouco mais de uma hora. "Aqui começou a chover as 18h de domingo e só veio parar as 19h´´, salientou Hugo.
Em Saco do Belém, no município de Santa Quitéria, foram registradas mais precipitações. Em Cachoeira Cercada, raios varavam a noite como há não se via, segundo o povo da região.Em Logradouro em Canindé a população teve que ficar dentro de casa temendo o pior por conta dos ventos. Em Saco dos Leôncios, Lagoa do Mato e na sede de Itatira, foram registradas precipitações que geraram preocupação aos habitantes.
"São os caprichos da natureza. A projeção do Instituto Nacional de Meteorologia se confirma e esse período será de grandes chuvas", observa o gerente da Ematerce de Canindé, Domingos Sávio. Em Cachoeira, Matogrosso. Bandeira e Queimadas da Onça, todas em Itatira, as chuvas vieram de maneira rápida, mas fortes. "Isso é a prova de que a natureza apronta", observa Domingos.

Caridade
Na região de Caridade, chuvas em São Vicente, Carneiro, Marcajá e Lajes. "Choveu bem e se essas chuvas fosse no mês de janeiro, eu iria plantar", diz com segurança o agricultor Manoel Cardoso. O tempo continua nublado nos Sertões de Canindé. Na manhã de anteontem uma neblina tomou conta do centro comercial de Canindé, para amenizar o forte calor.
Segundo os técnicos da Ematerce se continuar dessa forma, o pasto dentro de 20 dias estará renovado e o que é mais importante pronto para ser consumido pelos animais. Com isso, renovam-se as esperanças do agricultor de um 2014 mais promissor para a zona rural.

Antônio Carlos Alves
Colaborador
Diário do Nordeste

0 comentários :

Postar um comentário

  © Blog do Gustavo Justa - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo