domingo, 3 de abril de 2016

Fortaleza tem a maior chuva em 2 anos

Foto: Nah Jereissati/DN

Após o quarto dia seguido de chuvas, Fortaleza registrou, entre as 7h de sexta-feira (1º) e as 7h desse sábado (2), 132,6 milímetros de precipitações. O volume é o maior dos últimos dois anos da Capital, que somou, no dia 31 de março de 2014, um total de 169mm. Só até o meio-dia de sábado, a Defesa Civil registrou 65 ocorrências, dentre alagamentos e inundações. A previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) é de mais chuvas tanto no domingo (4) quanto na segunda-feira (5).

Devido às precipitações, os transtornos se repetiram em Fortaleza, como alagamentos de casas e avenidas, dessa vez, de forma mais acentuada. Na Avenida Alberto Craveiro, no bairro Dias Macedo, motoristas tiveram carros parcialmente submersos, dificultando o trânsito no local. Alguns motoristas desistiram no meio do caminho e retornaram.
Quem conseguiu seguir, enfrentou engarrafamento na Av. Raul Barbosa por conta das precipitações. Problemas também ocorreram no túnel da Rogaciano Leite, que novamente ficou alagado. A Autarquia Municipal de Trânsito de Serviços (AMC) precisou desviar o tráfego.
Área de constante preocupação, o Lagamar teve mais uma vez casas invadidas pela força da água, pelo terceiro dia consecutivo, também em decorrência do transbordamento do Rio Cocó. Do outro lado da cidade, pessoas residentes às margens do Rio Maranguapinho também sofreram devido a ação das águas.
Maranguapinho
A costureira Cleane Gomes Uchoa, 47, relatou que nas proximidades das obras do Projeto Maranguapinho, a Rua Paranaguá, no Jardim Fluminense I, Parque Santa Rosa, ficou alagada e vários moradores também tiveram casas invadidas pela água. Eles esperam a água baixar para ter exata noção de tudo o que foi perdido.
A AMC confirmou que três semáforos apresentaram falhas na manhã desse sábado - entre as vias Lídia Brígido e a Oliveira Paiva e Mucambinho com Jorn. Tomás Coelho. Agentes da AMC foram enviados aos locais.
Além de Fortaleza, outras cidades da Região Metropolitana também registraram chuva intensa durante a manhã. Das 7h da manhã de sexta-feira às 7h da manhã de sábado choveu 150mm no Eusébio e 117mm em Pindoretama.
As precipitações registradas estão associadas à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e tiveram maiores intensidade na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Houve chuva em 72 municípios cearenses. O alerta de chuva da Funceme ainda contribuiu para que a Defesa Civil estruturasse equipes para o atendimento prévio de famílias. Neste fim de semana, Defesa Civil mantém seis grupos de assistência.
Saiba mais
Maiores chuvas
Eusébio: 150.0 mm
Fortaleza: 132.6 mm
Pindoretama: 117.0 mm
Aquiraz: 100.0 mm
Beberibe: 95.0 mm
Itaitinga: 91.0 mm
Paracuru: 89.0 mm
Tamboril: 86.0 mm

Fonte: Diário do Nordeste

0 comentários :

Postar um comentário

  © Blog do Gustavo Justa - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo