domingo, 3 de abril de 2016

Idosa está presa por deixar de pagar pensão alimentícia dos netos

É em uma cela que há 12 dias Dona Benedita Conceição dos Santos, de 61 anos, está presa. A idosa foi parar na delegacia do distrito de Nova Viçosa, a 940 quilômetros de Salvador, porque não pagou a pensão alimentícia dos dois netos. Em 2013, a Justiça passou a obrigação à avó porque na época o filho dela, pai das crianças, estava desempregado. “Eu estava pagando, me botaram na Justiça, aí me levaram. Quando chegou lá eu falei: enquanto eu estiver trabalhando eu vou pagar pensão agora depois que eu parar eu não vou pagar mais não”, conta.
Dona Benedita era trabalhadora rural e depois que ficou desempregada não teve mesmo como pagar a pensão. Hoje a dívida total é de quase R$ 4,5 mil. A idosa cria uma neta e mora em uma casa simples, que não tem nem geladeira. O companheiro, Valdemar da Paz, de 79 anos, é aposentado. “Eu ganho um salário moça, como que é que eu tenho condições de pagar isso”, conta o marido de Benedita.
Quando o pai ou a mãe da criança não tem como pagar a pensão, a lei determina que a Justiça transfira a responsabilidade para parentes próximos, normalmente, os avós. Se eles também não puderem, qualquer outra pessoa da família deve pagar a pensão. “A prisão é determinada pelo juiz, normalmente, já é a última instância. A pessoa é intimada para pagar em três dias ou justificar”, explica a advogada Nélia Ferreira.
Depois que soube da prisão, o filho de Dona Benedita, pai das crianças, veio do Rio de Janeiro. Ele prefere não mostrar o rosto. “Eu estava sem trabalho. Agora que eu consegui trabalho. Mas a mãe também tem que entender é eu estou tentando fazer um acordo”, diz o filho de Dona Benedita.

Fonte: G1

0 comentários :

Postar um comentário

  © Blog do Gustavo Justa - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo