sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Canindé: Brinca Criança chega à sua sétima edição

O campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará (IFCE) promove, no próximo sábado (10), a sétima edição do “Brinca Criança”, projeto de extensão do curso de Licenciatura em Educação Física. O evento acontecerá das 8h às 12h na Praça São Francisco, mais conhecida como Praça da Melada. 
O Brinca Criança se caracteriza como uma manhã de lazer dedicada às crianças, com atividades esportivas e culturais gratuitas orientadas por monitores alunos do curso de Educação Física. A programação oferece diversão em brinquedos infláveis, jogos populares, esportes e oficinas lúdicas, além de distribuição de lanches e brinquedos. Aproximadamente mil crianças e adolescentes serão beneficiados diretamente. 

“Por conta da falta de políticas públicas no sentido de atenção a essas crianças, a gente sente que elas ficam muito felizes com a realização da atividade e até já esperam por ela, porque se tornou parte do calendário anual da cidade”, comenta o professor Andreyson Calixto, coordenador de extensão do campus de Canindé e organizador do Brinca Criança. “A gente já vê uma mudança e uma consolidação nas atividades de extensão do próprio IFCE dentro da comunidade, um reconhecimento pelas atividades, não só do Brinca Criança, mas de diversos projetos de extensão que acontecem na cidade e no campus.”

Formação
“O Brinca Criança é uma atividade que tem características ampliadas: vai da formação dos alunos até a execução da atividade em prol das crianças da comunidade de Canindé”, explica Andreyson. Antes da culminância do projeto com as ações na praça, há momentos de formação e preparação para os alunos do curso de Educação Física que atuarão como monitores. Para a edição de 2016, há quase cem inscritos.
“Professores renomados vêm ter com nossos alunos e propor atividades, discutir com eles a Educação Física e a cultura do lazer e do lúdico”, detalha Andreyson Calixto. Dentre os convidados para esses momentos, estiveram os professores Moacir Gomes de Morais Junior (Rede CUCA), que ministrou instrução sobe atividades lúdicas, jogos e recreação; Antonio Ricardo Catunda de Oliveira (UECE), que trabalhou metodologias ativas no ensino de jogos e brincadeiras; Tiago Maia Costa (IFCE), que trouxe oficina de escultura de balão e formação de palhaço; e Daniel Pinto Gomes, que ministrou oficina sobre construção de brinquedos com materiais recicláveis.  

Fonte: IFCE Canindé

0 comentários :

Postar um comentário

  © Blog do Gustavo Justa - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo