segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

CRAS de Itatira Completamente Abandonado


O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é um sistema governamental, responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Por meio do Cras, as famílias em situação de extrema pobreza, incluídas pelo Plano Brasil Sem Miséria, passam a ter acesso a serviços como cadastramento e acompanhamento em programas de transferência de renda.O principal serviço ofertado pelo Cras é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). Dentre os objetivos desse serviço estão a prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários, a promoção de ganhos sociais e materiais das famílias e o acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços sócio assistenciais.

 O texto acima define quais os objetivos dos CRAS, enquanto que as fotos abaixo registram a situação que se encontra o CRAS da sede do Município de Itatira, diante delas se questiona se esse Centro tem o mínimo de condição para desempenhar a sua missão.
Por ali passam diariamente pessoas que necessitam de apoio em praticamente todas as áreas da vida, psicológica, emocional, afetiva, financeira e outras. Tais pessoas necessitam de um ambiente acolhedor, que lhes proporcione segurança, ânimo, força de vontade para vencer as dificuldades em que estão passando.
A permanência nesse ambiente que mais parece um presídio, jamais proporcionará a estas pessoas a atenção que merecem, pelo contrário poderá é agravar a situação que se encontram.
Logo na recepção já se percebe o estado de penúria em que se encontra o Centro que deveria ser de Referência. Portões quebrados, enferrujados, vigas que sustentam a estrutura rachadas, pátio onde as crianças brincam escuros, sombrios, instalações sanitárias e hidráulicas deterioradas, banheiros sem portas, freezer enferrujado contendo somente um pacote de extrato de tomate vencido, uma cozinha onde são preparadas as refeições sem nenhuma higiene, totalmente inadequadas para o preparo de alimentos, produtos para preparar as refeições jogados em uma sala, e que segundo informou a responsável pelo Centro, os produtos estavam desorganizados naquela sala em decorrência de terem sido transferidos de uma outra devido a uma praga de ratos existente no prédio.

Fonte:  Processo: 2012.ITT.PRO. 30.122/12  - Informação Inicial nº 15.910/2012 Novembro/.


3 comentários :

Anônimo disse...

vamos divulgar essas noticias de abandono na mídia para qe as atoridades torme providencias, porque isso é um desrespeito ao povo de itatira, vamos divlgar em alta,
fico muito grato, porque só você gustavo teve a coragem de fazer essa divlgação vamos botar pra frente.

Anônimo disse...

Valeu garoto

Glaudstone disse...

Gustavo, continui mostrando a realidade de Itatira e distritos. Quem está fora da realidade não conheçe o que a população Itatirense passa para adquirir o que é de direito. É vergonhoso ver essa situação na Cidade na minha cidade natal.
Continui mostrando que um dia alguém vai sentir o calo apertar.

Postar um comentário

  © Blog do Gustavo Justa - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo