domingo, 16 de fevereiro de 2014

Chuva Forte em Várzea Alegre Enche Açude em 05 Dias

Chuvas Forte em Várzea Alegre deixa açude cheio em 05 dias.Com cinco noites seqüentes de chuvas a comunidade do Sítio Chico sede rural do município de Várzea Alegre somou nesta manhã de quarta-feira 12, mais de 300mm somente no mês de fevereiro, com as sequencias pluviométricas os pequenos e médios reservatórios já transbordaram.
O açude do Chico como é conhecido fica nas terras do já falecido o ex-vereador Joaquim Fiúza pai do ex-vereador Otoniel Fiúza, o reservatório apresentou um vazamento na parede, o orifício com a força das águas foi aumentando até que provocou o arrombamento do mesmo.

Segundo o secretario de agricultura André Fiúza que se destinou imediatamente para acompanhar o processo, falou que o açude era de médio porte, armazenava as águas que mantinham o lençol freático com água fluente durante todo o período de estiagem compreendido de junho a novembro quando dificilmente chove no interior cearense.
Com o subsolo encharcado das águas de ficavam no açude os cacimbões davam o suporte para irrigação de pasto para o gado como para o uso de abastecimento humano e animal. Agora ficará essa deficiência além dos prejuízos de cercas que foram arrastadas com a força das águas e os aterros de trechos das estradas vicinais que também foram carregados pelas águas.
André ainda afirmou que como o arrombamento se deu de maneira lenta houve tempo para que os proprietários fizessem a retirada dos animais como gado e porcos que estavam pastando nas roças que ficam por trás da parede arrombada.No topo geral ainda não se tem uma estimativa em valores do prejuízo causado com a arrombamento do açude do Chico. Uma coisa se pode ter certeza que Deus existe, a menos de um mês a comunidade varzealegrense clamava por chuvas prevendo uma catástrofe por falta d’água onde quase todos os reservatórios: Açude, cacimbões, lagoas, barragens estavam todos secos, e hoje o cenário é bem diferente só se fala em graças o povo está contente mesmo com o arrombamento de alguns. Sem falar na tão conhecida tartaruga gigante que existe naquela comunidade e habitava nas águas do açude, e agora por onde anda? Já era preocupação dos moradores nesta manhã.
Mais é importante saber que os quase 70% das comunidades como afirmou a nossa reportagem em matérias passadas George a defesa civil local que a situação era precária onde comunidades estavam sendo abastecidas por carro pipa como: Alto Santa Isabel no Riacho Verde, Cachoeira Dantas e muitas outras, hoje estão rindo com a abundância das águas que jorram em todos os córregos e rios favorecendo a todos sem custos.

fonte: http://penochaoinformativo.blogspot.com.br

0 comentários :

Postar um comentário

  © Blog do Gustavo Justa - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo